quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Grupo: Energia e Ecologia

Série: 3º A vesp.


Publicadores
  • Ana Carina dos Santos Matos
  • Flaviene Castro Batista
  • Isana Jesus Coelho
  • Kaique Maximo de Oliveira Carvalho
  • Leilane dos Santos Matos
  • Paloma Pereira Borges de Santana
  • Sâmara Silva Santos

Eletromagnetismo

Segundo conta a lenda, foi na Magnésia, região da Grécia antiga, que o primeiro fenêmeno "megnético" foi observado: um pastor de ovelhas teria notado que a ponta de ferro de seu cajado ficava presa quando encostava em determinadas pedras.

Os polos de um ímã

Colacando-se um imã em contato com fragmentos de ferro, observa-se que ela adere ao imã, predominantemente nas regiões extremas. Essas regiões são pólos do imã. 

Imãs permanentes e ímãs temporários

Existem corpos constituídos de certos materiais que, ao serem aproximados de um íma, facilmente se magnetizam, isto é, convertem-se em outros ímãs.

O Campo magnético terrestre

O campo magnético terrestre assemelha-se a um dipolo magnético com seus pólos próximos aos pólos geográficos da Terra. Uma linha imaginária traçada entre os pólos sul e norte magnéticos apresenta uma inclinação de aproximadamente 11,3º relativa ao eixo de rotação da Terra. A teoria do dínamo é a mais aceite para explicar a origem do campo. Um campo magnético, genericamente, se estende infinitamente. Um campo magnético vai se tornando mais fraco com o aumento da distância da sua fonte. Como o efeito do campo magnético terrestre se estende por várias dezenas de milhares de quilómetros, no espaço ele é chamado de magnetosfera da Terra.

 

Força magnética

A força magnética é a parte da força eletromagnética total ou força de Lorentz que mede um observador sobre uma distribuição de ónus em movimento. As forças magnéticas são produzidas pelo movimento de partículas carregadas, como por exemplo elétrons, o que indica a estreita relação entre a eletricidade e o magnetismo.

Força magnética sobre um condutor

Um condutor é um fio ou arame pelo qual circula uma corrente elétrica. Uma corrente elétrica é um conjunto de ónus elétricas em movimento. Já que um campo magnético exerce uma força lateral sobre um ónus em movimento, é de esperar que a resultante da força sobre a cada carrega resulte em uma força lateral sobre um arame que leva corrente.

Fluxo magnético




Fluxo magnético, representado pela letra grega Φ, é a grandeza que mede o magnetismo, levando em conta a força e a extensão de um campo magnético através de uma superfície. O fluxo magnético é, por definição, o fluxo do campo magnético \vec{B} através de uma superfície orientada \vec{S}, calculado como o produto escalar destes vetores. A unidade no Sistema Internacional é o weber, ou volt-segundo. A unidade do campo magnético é o tesla, ou weber por metro                               quadrado.

Ondas Eletromagnéticas


Em 1864, o físico escocês James Cleck Maxweel Conseguiu unificar todos os fenômenos elétricos e magnéticos observáveis.
Seu trabalho em eletricidade e das linhas de indução magnética de Faraday.Estabelecendo conexões entre as várias teorias existentes na época, Maxwell conseguiu derivar uma das mais elegantes teorias já formuladas.
Com essa nova teoria Maxwell demonstrou que os todos os fenômenos elétricos e magnéticos podiam ser descritos com apenas quatro equações.

Lei de Gauss para a eletricidade
 
Ela relaciona os campos elétricos e sua fonte - as cargas elétricas - e pode ser aplicada mesmo para campos elétrico variáveis com o tempo.

Lei de Gauss para o Magnetismo

De acordo com essa lei, as linhas de indução de um campo magnético são continuas - não tem começo ou fim - ,ao contrário das linhas de força de um campo elétrico, que se originam em cargas elétricas positivas e terminam em cargas elétricas negativas.

Lei de Ampére generalizada

Descrever a relação entre um corpo magnético e a corrente elétrica que o origina.

Lei de Faraday

A quarta das equações de Maxwell descreve as carcteristicas do campo elétrico induzido originando por um fluxo magnético variável.

A geração de ondas eletromagnéticas

As ondas eletromagnéticas são sempre originadas por cargas elétricas ou aceleradas ou oscilantes. Dependendo do tipo de carga elétricas e de sua situação particular, podemos ter diversos tipos de ondas eletromagnéticas.

Quando os diversos tipos de ondas eletromagnéticas são ordenadas de acordo com sua frequência, ou com seu comprimento de onda, o arranjo obtido é chamado expectro eletromagnético.