quarta-feira, 15 de dezembro de 2010
Ondas Eletromagnéticas
Em 1864, o físico escocês James Cleck Maxweel Conseguiu unificar todos os fenômenos elétricos e magnéticos observáveis.
Seu trabalho em eletricidade e das linhas de indução magnética de Faraday.Estabelecendo conexões entre as várias teorias existentes na época, Maxwell conseguiu derivar uma das mais elegantes teorias já formuladas.
Com essa nova teoria Maxwell demonstrou que os todos os fenômenos elétricos e magnéticos podiam ser descritos com apenas quatro equações.
Lei de Gauss para a eletricidade
Ela relaciona os campos elétricos e sua fonte - as cargas elétricas - e pode ser aplicada mesmo para campos elétrico variáveis com o tempo.
Lei de Gauss para o Magnetismo
De acordo com essa lei, as linhas de indução de um campo magnético são continuas - não tem começo ou fim - ,ao contrário das linhas de força de um campo elétrico, que se originam em cargas elétricas positivas e terminam em cargas elétricas negativas.
Lei de Ampére generalizada
Descrever a relação entre um corpo magnético e a corrente elétrica que o origina.
Lei de Faraday
A quarta das equações de Maxwell descreve as carcteristicas do campo elétrico induzido originando por um fluxo magnético variável.
A geração de ondas eletromagnéticas
As ondas eletromagnéticas são sempre originadas por cargas elétricas ou aceleradas ou oscilantes. Dependendo do tipo de carga elétricas e de sua situação particular, podemos ter diversos tipos de ondas eletromagnéticas.
Quando os diversos tipos de ondas eletromagnéticas são ordenadas de acordo com sua frequência, ou com seu comprimento de onda, o arranjo obtido é chamado expectro eletromagnético.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário